quinta-feira, 17 de maio de 2012

Breve análise das artes marciais em Os Vingadores


Eu já vi o filme duas vezes no cinema. O que é um exagero pra alguém que normalmente baixa filmes pelo The Pirate Bay. No entanto, isso só demonstra que a internet não irá derrubar os lucros de Hollywood, ou de qualquer indústria cinematográfica, desde que o filme produzido seja realmente bom. Os Vingadores é um filme realmente bom e vem batendo vários recordes de bilheteria.

Sendo assim, tendo em vista minha paixão por lutas e por filmes, farei uma análise simples sobre o filme, centrando-me no ponto de vista da arte marcial e deixando o lado geek de lado um pouco, só um pouco.
O diretor do filme Joss Whedon ganhou fama, também no quesito lutas, quando dirigiu o seriado da Buffy – A caçadora de vampiros. Indústria americana de entretenimento já era conhecida por suas lutas ruins, socos e movimentos mal feitos, que os olhos acostumados a bons filmes de kung fu delatavam facilmente. Whedon, todavia, conseguia apresentar uma boa trama, com boas cenas de ação, que não deixavam tanto a desejar e, logo, uma legião de fãs se formou, e perdura até hoje. Ah, e também vale lembrar que houve um episódio em que Buffy e Angel (personagem vampiro da série que ganhou seriado próprio depois) praticam Tai Chi, pra acalmar o lado selvagem do vampiro. Negócio meio mela cueca, mas ta valendo, porque nessa séria Whedon já colocava artistas marciais profissionais como dublês e coreógrafos.



Para as artes marciais, Whedon utiliza a experiência do coordenador Jonathan Eusebio, antigo instrutor da Academia Inosanto. Eusebio trabalha com lutas e coreografias na TV e no cinema, desde seriados como Nikita, Angel até Ninja Assassino, Wolverine, Legado Bourne, Blade, etc. Em entrevistas já disse que foi influenciado por Jackie Chan e Sammo Hung.

A maioria dos personagens possuem armas que ajudam a defini-los. Iron Man possui sua armadura tecnológica, Thor seu martelo, Capitão América o escudo, Gavião Arqueiro utiliza arco e flecha (apesar de nos quadrinhos poder usar qualquer coisa como arma, o cara já até arrancou as unhas e as utilizou no universo Ultimate). A maior arma de Nick Fury deve ser suas boas tiradas e esperteza, apesar de ele usar até um lança foguete contra um jato com uma bomba nuclear (não muito esperto -.-). Viúva Negra está sempre com um revólver, mas isso não a define, luta do jeito que der. O que falar do Hulk... bem, ele esmaga, quanto mais raiva, mais forte ele fica.

Quando Chris Hemsworth estava filmando o filme solo de Thor, ele mencionou o estilo de luta desenvolvido pelo coreógrafo e campeão de karatê pela Associação Nacional Americana de Karate Gary Ray Stearns. No filme dos vingadores, seu martelo invoca raios e o ajuda a voar pelo céu, mas também é utilizado como uma espécie de punho voador, algo que talvez os vikings não tenham imaginado quando destruíam escudos, utilizando as duas mãos. Assim Thor consegue lutar em alcances curtos e longos.

Por sua vez, o velho Capitão Estados Unidos, utiliza, convenientemente, o boxe americano e adora um saco de pancadas para provar isso. Nota-se também Parkour em seus movimentos, quando corre nas ruas de Nova Iorque, fugindo das explosões.Importante lembrar que o exército americano, como qualquer outro, também ensina artes marciais, que o personagem deve ter absorvido.

Poucos sabem, mas Robert Downey Jr. é praticante de Wing Chun, mas não teve oportunidades no filme para demonstrar suas habilidades, já que sua poderosa armadura é... bem, poderosa! Iron Man voa, atira, solta rajadas de energia pelas mãos e peitoral, etc... Vamos esperar um pouco mais de ação física sua com o desenvolvimento do filme Homem de Ferro 3, que está sendo feito com uma coprodução chinesa, devendo apresentar uma boa dose de kung fu.
Gavião Arqueiro possui uma mira excepcional que o faz realizar os feitos mais impressionantes. Muita gente debatendo na internet sobre o personagem, mas calma, pessoal, é cinema, só precisamos de uma explicação minimamente lógica pra fazer alguém voar. Ele não apresenta um estilo de luta definido, mas utiliza bem suas acrobacias e seu arco. De minha parte não gosto personagens arqueiros... Sempre odiei o Arqueiro Verde da DC...que, como o Gavião, o cara tem flecha pra tudo!


Viúva Negra, personagem sem poder, mas bem interpretada pela super Scarlett Johansson, que continua seus treinos de wushu, iniciados em Homem de Ferro 2, junto com Eusebio. Em seus treinos ela disse “Nós abraçamos, definitivamente, mais o Wushu, e há mais armas. É um pouco complicado porque eu pegava os movimentos de mão a mão facilmente, mas então ele dizia ‘certo, aqui está um bastão gigante que você deve segurar enquanto faz os movimentos’”. Johansson confessou que a primeira vez que viu o que esperava por ela achou que não conseguiria, mas que depois de muito treino, dor e falhas, ela conseguiu. Sua personagem é perita em diversas artes marciais e armas de fogo, assim como diferentes línguas. Nos quadrinhos seu envelhecimento é retardado e sua resistência física é maior, devido a experimentos de cientistas russos. 



Hulk.......... ele é grande, forte e muito carismático. Sua força anula técnicas e sempre é um inimigo difícil de parar. Em animações já foi mandado pra outro planeta, porque ninguém dava conta dele por aqui. O filme (cuidado com o spoiler) mostra que Bruce Banner consegue controlar o Hulk quando ele decide virar Hulk, mas não quando circunstâncias externas o fazem. Já pensou se o personagem realmente aprendesse artes marciais?




Tom Hiddleston, Loki, o vilão, também treinou bastante Wushu, indo a fundo na questão filosófica e disse “eu comecei a fazer os movimentos e, enquanto fazia, comecei a me conectar com o personagem, pois acredito que o modo como você se movimenta mostra aos outros quem você é... Tudo o que você tem que fazer é adicionar a emoção de socar ou pegar um soco, e torna-se, quase, uma experiência Zen”. 

Pudao
Vale lembrar que Loki usa uma lança poderosa, que se assemelha a um pudao cósmico cheio de mimimi.
Bem, era mais ou menos isso que eu tinha a dizer.

Até a próxima.

4 comentários:

Geo disse...

Gostei das observações, Fernando!

curtidas disse...

amei o filme, muito boa informação.. amei o blog também!!

Anônimo disse...

Em um dos filmes do Hulk, Banner é mostrado aprendendo Jiu Jitsu no Brasil...

Unknown disse...

Não concordo com quase nada do que foi dito aqui, as cenas de Buffy eram protagonizadas por uma dublê, o que comprometeu a qualidade da série, perdeu dredibilidade entre os fãs. Para Viúva Negra foi usada a mesma fórmula, de costas dá pra perceber que é outra mulher, para alguém afirma treinar Whushu pouco disso aparece do filme.