segunda-feira, 30 de abril de 2012

Novo Avatar - A lenda de Korra e o Kung Fu


Postagem original por Gene Ching para o site Kung Fu Magazine.
Traduzido por Fernando Sant’Anna Filho para o Blog Arte da Luta.

Em 14 de abril de 2012, estreou na Nickelodeon uma das séries mais aguardadas, “A Lenda de Korra”. Este é o próximo capítulo da saga épica que começou em “Avatar: The Last Airbender”. A série original passou entre 2005 e 2008 e ganhou elogios da crítica, uma base de fãs enorme e inúmeros prêmios, incluindo dois Emmys e cinco Annies. Não deve ser confundido, todavia, com AVATAR de James Cameron, blockbuster em 3D.

“Avatar: The Last Airbender” era um conto animado das aventuras de quatro amigos em um mundo onde algumas pessoas nascem com a habilidade de manipular - ou dobrar - os elementos: ar, água, terra e fogo. Só o Avatar pode dobrar todos os quatro. Fãs de kung fu da série original foram atingidos pela forma como as artes marciais chinesas foram representadas. Para qualquer pessoa com um pouco de conhecimento de Kung Fu e Tai Chi, as cenas de luta, as armas antigas e os gestos mágicos de dobra eram, claramente, baseados em reais estilos tradicionais. Este foi o trabalho de Sifu Kisu do Harmonious Fist Chinese Athletic Association ( seria algo como Associação Atlética do Punho Chinês Harmonioso). 

Conheço Kisu por muitos anos, pois somos parceiros dentro do sistema Bak Sil Lum. Bak Sil Lum, que significa Shaolin do Norte em cantonês, é atribuído a um herói lendário chamado Gan Fengchi. Antes da restauração do Templo Shaolin Songshan, Bak Sil Lum foi o estilo dominante de Kung Fu Shaolin fora da China. A influência de Kisu sobre a aparência de The Last Airbender é importantíssima, porque, como todos sabemos, em um épico de ação, centrado nas cenas de luta. Sua contribuição teve tanto impacto que ele foi até imortalizado no mundo AVATAR como o espadachim Piandao. Piandao ensinou jian para o único dos quatro heróis que não podia dobrar, Sokka, engraçado porém nobre. Foi um prazer conversar com meu velho parceiro de kung fu e entrar no mundo da Lenda de Korra.


GC: Como é a sensação de ser um personagem de desenho animado?

K: Bem, eu acho que você está se referindo ao personagem Piandao. Eu tenho que dizer que foi, realmente, uma honra. Sendo um grande fã de animação e desenhos animados, e uma grande criança no coração toda a minha vida, fiquei muito lisonjeado quando eles inventaram um exemplo tão poderoso e legal de um ser humano em termos de suas filosofias e seu comportamento. É simplesmente fantástico.

Fico um pouco nervoso com isso.

GC: O que seus mestres pensam sobre isso?

K: Meu professor, em nossa festa de natal, com muito orgulho na sua voz, anunciou, quando eu fiz uma demonstração para a festa de natal - que é como nós celebramos o natal, todo mundo faz uma forma do kung fu - explicou a todos que eu fui responsável pelas artes marciais no programa e que ele está muito orgulhoso. Nós o levamos para a estréia da animação da Nickelodeon. Ele sempre foi suspeito sobre kung fu e como ele é retratado na mídia. Ele viu os primeiros três ou quatro episódios - o menino no iceberg - e ele estava com lágrimas nos olhos. Ele disse, “Você fez bem. Representou artes marciais em uma luz muito positiva e bonita em termos de sua moderação e sua filosofia”. Ele realmente gostou do AVATAR e a forma como as artes marciais foram exibidas.

GC: Para o bem de nossos leitores, diga-nos sobre o sua bagagem marcial.

K: Minha bagagem é muito simples na verdade. Comecei a estudar karate quando eu era muito jovem, com meus tios quando eles voltaram do Vietnã. Eles entendiam de jiu-jitsu e karatê. Mandaram-me para um amigo da família em St. Louis que fez Shorin-ryu, um cara com o nome de Robert Yarnell. Ele produziu algumas pessoas surpreendentes na sua época. Depois dele, eu me envolvi com taekwondo - o sistema Chung Do Kwan - e tive a grande sorte de estudar com o Mestre Eng Kong Moo, que estava na primeira classe, com Hee Cho Il e Rhee Jhoon. Ele estava naquela primeira aula de taekwondo. Foi uma bela experiência. Eu viajei com ele para a sede na Coréia, o Kukkiwon.

GC: Eu nunca soube disso. Quando foi isso?

K: De volta aos anos 70 - final dos anos 70. Estudei com ele no Quartel de Schofield, no Havaí, quando eu estava no exército lá. Eu ia e voltava com ele e ele tinha uma boa amizade com o presidente coreano nessa época, Park Chung-hee, que foi assassinado. Eu tive a chance de sair com ele e seus guarda-costas, que eram todos muito experientes em ​​taekwondo. Foi uma experiência muito legal.

E então eu conheci o meu atual professor em 1980, Mestre Kenneth Hui. Há muito a dizer sobre ele. Ele é como meu pai. Ele é o principal expoente no sul da Califórnia, que representa o  Shaolin do Norte Kung Fu Association no mundo inteiro. Ele estudou o currículo completo de estilos de Mestre Johnny So. Eu tenho um grande grupo de colegas que são seus discípulos, que ensinam por todo o sul da Califórnia, de acordo com seus valores e princípios.

Eu não sei se você sabe que o meu professor é um engenheiro aeroespacial profissional. Ele possui algumas conquistas tecnológicas, criou algumas coisas muito pesadas para o setor industrial militar. Ele possui vários graus avançados de negócios e engenharia de USC e UCLA, e sua formação lhe permite relacionar e aplicar conhecimentos científicos modernos para validar os antigos ensinamentos do verdadeiro kung fu tradicional. Ele continuamente centra-se na expansão e no ensino tradicional de kung fu como um meio de sensibilização para os valores antigos chineses e sabedoria para o crescimento pessoal, saúde e desenvolvimento das artes marciais entre as comunidades. Nós somos amigos e família por um longo tempo.

GC: Voltando ao Avatar, o que seu filho pensa sobre você ser Piandao?

K: Tem sido uma experiência interessante com meu filho, desde o início, porque ele teve cadernos do AVATAR, fotos e camisetas e todas as coisas, antes de ninguém sequer ouvir falar de AVATAR. Quando a série saiu, ele tentou dizer pra algumas pessoas que seu pai estava envolvido. Você sabe como são as crianças. Elas foram realmente chatas. Mas ele é muito orgulhoso. Ele fica em êxtase quando ele fala com outras crianças que seu pai desempenhou um papel influente e que seu pai é um personagem de desenho animado (risos). Ainda bem que eu não sou algo pateta. Eu não sou um homem de balão ou algo assim. (Ri novamente) Ele fica muito animado vendo que as pessoas gostam e o retorno positivo ao me ver em entrevistas e programas da Nickelodeon.

Eu tive algumas experiências com o público de torneios e tem sido muito interessante como as pessoas percebem a minha associação com artes marciais e o desenho. Alguns não levam na boa, mas, no geral, tem sido muito positivo. Eu recebo e-mails e cartas de todo o mundo de professores tradicionais que dizem: "Nós temos crianças em nossa classe de tai chi. Nós nunca tivemos crianças em uma aula tai chi. Obrigado." Tem feito muito bem as artes marciais a longo prazo.



GC: Eu sei que você já discutiu isso várias vezes em entrevistas e reportagens especiais, mas para o bem daqueles que não conhecem o “Airbender”, descreva como os quatro estilos de dobra se relacionam aos tradicionais estilos de kung fu.

K: Ah. É realmente muito simples. Tudo o que eu sou remonta aos meus aprendizados com meu professor. Eu trapaceio um pouco. Eu peguei emprestado de nosso currículo as técnicas enfatizadas pelo meu professor. Seu professor de Shaolin do Norte, Asa Lam, é o mesmo - ele é um expoente de Hung Gar também - um profissional de alto nível do estilo Hung Gar.

GC: É, isso mesmo.

K: Quando Bryan (Konietzko) começou a falar comigo sobre os quatro elementos, imediatamente veio a mim que Hung Gar com suas posturas baixas, o seu poder, sua força enraizada - a maneira que os caras fazem movimentos com ferro - os qigongs diferentes, eles explodem com esses músculos enormes. Tudo isso me levou ao estilo de terra. Então, usamos um monte de técnicas de gung gee fook fu - domar a forma de tigre – e o tigre erguido. O processo do show é que vamos ter uma “dobra” específica, uma série de movimentos que vão junto com uma técnica particular de um estilo particular. Eu me concentro nos elementos de formação específicos a que se refere. Em nossas artes marciais chinesas, há uma teoria dos cinco elementos, que funciona em ciclos de desenvolvimento.

 
GC: E destruição. 
K: Sim, há uma espécie de efeito de pedra-papel-tesoura. Por isso, foi bastante fácil de fazer isso. Eu tenho alguns amigos no Hung Gar. Sifu Don Hamby, que está aqui em Los Angeles, compartilhou algumas técnicas de Hung Gar e eu tenho algumas anotações dele. Eu sou um simples receptáculo para esse estilo, mas você sabe, nós tentamos ser honestos e claros, sem desvirtuar qualquer uma das técnicas.

Tai chi e sua fluidez, suas conexões e sua adaptabilidade é perfeito para os estilos de dobra de água. Eles fizeram algumas coisas bem legais com a forma de 24 passos, criando o deslocamento da dobra de água, que Katara usou para acabar com os piratas certa vez. Foi tão legal. Nós misturamos a doutrina antiga da cultura chinesa com a das artes marciais chinesas, que são duas grandes entidades separadas. Cultura marcial chinesa tem sua própria linguagem, seus próprios personagens, suas codificações próprias, entende?

GC: Com certeza.

K: Então, foi muito bonito fazer isso. Fogo, é claro, os caras maus. As coisas estavam fora de equilíbrio e eles estavam dominando a terra. Eu tive que coloca nosso sistema Shaolin do Norte em algum lugar.

GC: Eu adorei os punhais de fogo do Zuko. Essa vem direto da nossa Sil Lum Bak dupla forma punhal.

K: Exatamente! É exatamente isso. Há peças específicas de coreografia. É engraçado, porque o que nós poderíamos fazer em termos de coreografia  já seria uma luta, e era tão fácil. Eu poderia pegar um segmento de uma vertente particular. Há peças realmente grossas em que o meu pensamento era fazer com que esses caras ilustrassem o nosso boxe, que eu acho que jamais tenha sido feito a uma luz tão bonita. Há um monte de desenhos de um monte de shows. Eu tenho pilhas e pilhas de cópias do material de referência que foi para ele - DVDs, fitas VHS - tanto material, tanto trabalho. Criamos uma "bíblia de dobras", antes mesmo de chegarmos ao sexto mês em produção da primeira temporada. A “bíblia” é grossa, tipo do meu dedo para o meu pulso de espessura.
Em particular, eu pensei Shaolin do Norte seria ótimo para o fogo, porque o fogo tem muitas manifestações. Quando está controlado, é um caminho. Quando se está fora de controle, é outra coisa. Pensei Shaolin do Norte se prestaria muito bem para esse tipo de coisa. Como um sistema de dominação para a guerra, ele tem um pouco de história profundamente enraizada. Tem técnicas de estilos fora da China, como chaquan, que é o punho do norte islâmico, o wahquan e paoquan. A maioria dos estilos de artes marciais têm muita ênfase nas características e técnicas específicas ou filosofias vindas de teorias. Shaolin do Norte é o único que é um sistema global abrangente, que é bem arredondado e abrange muitos aspectos da formação em termos de todas as faixas de combate: longa, média e curta. Abrange as aplicações que utilizam todas as partes do corpo como armas e ferramentas sem um viés para qualquer um em particular. Não é só chutar e agarrar.

A maioria dos sistemas de kung fu são desenvolvidos para melhorar a especialidade do inventor, ou mais importante, para cobrir a fraqueza do inventor. Por exemplo, o Wing Chun foi feito para uma mulher para compensar seu tamanho e força contra um homem. Além disso, Louva-Deus era um homem pequeno que foi espancado por seus colegas maiores e adaptou as técnicas do louva-deus. Os aspectos mais difíceis das artes marciais não são cobertos por diversos estilos, que são os aspectos de velocidade, agilidade, mobilidade, poder e da luta de longo alcance - cobrir essa lacuna. Só porque Shaolin do Norte é tão amplo, que abrangia estes aspectos totalmente. Ele realmente se tornou famoso por essas especialidades.


 De minha visão pessoal, Shaolin do Norte é uma mecânica única do corpo, o trabalho de pernas, que é muito poderoso e dinâmico, funciona como uma flecha para frente e recua como uma pena, balançando fora de alcance e voltando - leve como uma folha, pesados ​​como o ferro – além da grande variedade técnicas de mão e de chutes. Aqueles são ilustrados e levados adiante em uma séria de técnicas e formas básicas. As 18 mãos de Shaolin cobrem todas as técnicas de aplicações críticas, exceto que não cobre algumas especificidades do Shaolin do Norte - as manobras de perna e técnicas de chutes que são as representações chave do nosso estilo. Acho que o sistema é construído principalmente sobre as técnicas fundamentais que se levantam a partir de lin bo, a forma de treinamento - os passos que ligam, os chutes como facas, que é uma conexão com o cha. As 18 mãos de Shaolin é a Pedra de Roseta, na minha opinião pessoal de Shaolin do Norte. Ele amarra cada uma das formas. Estou exagerando?

GC: Não, eu estou com você. Lembre-se, eu sou um cara Shaolin do Norte também.

K: Eu sei. Sou muito próximo do seu professor. Você viajou muito e você é uma das minhas inspirações, irmão. Eu segui os seus escritos e suas excentricidades durante trinta anos.

GC: Obrigado, mas isto é sobre você agora.

K: É verdade! Sinto muito. Fui sincero.

K: Em minha experiência em Shaolin do Norte, eu não sendo chinês, meu professor ensinou muito abertamente. Ele não se importava com a sua raça ou qualquer coisa. Contanto que você se esforçasse e, enquanto você não fosse intrometido ou estúpido demais para aprender, ele te ensinaria. Eu aprendi um monte de cantonês como consequência disso. Mas, ainda assim, não somos chineses. Você está sempre por fora de qualquer cultura que não seja sua língua berço, que você não cresceu dentro. Ele não nos ensinou, realmente, as aplicações, as técnicas de luta. Foi assim que formamos o nosso grupo Harmonious Fists (Punhos Harmoniosos). Vários dos nossos colegas se juntaram. Esse era o nosso laboratório para as técnicas de Shaolin do Norte. Nós fomos e fizemos uma experiência sobre como aplicá-los. Nosso professor achou muito estranho. Ele disse: "Eu não ensinei vocês como usar estas coisas." Isso entre dez a quinze anos tendo aulas com ele. Começamos a brincar com isso - descobrir como funcionava contra as pessoas que lutavam no chão, as pessoas que lutavam boxe, e que eram bons com chutes - as quatro habilidades: soco, chute, agarrar, jogar. Essa foi uma experiência única em si mesma para realmente ter a oportunidade de sair e testá-lo e voltar com sua vida. (Risos) Será que eu respondi a sua pergunta?



GC: Ar. A dobra de Ar se baseia em Bagua, certo?

K: Obrigado. O personagem Aang era gentil e evitava confrontos. Isso realmente me levou ao bagua, porque a técnica de andar em círculos de bagua age e reage de acordo com o que seu adversário faz para você. O adversário proporciona um vetor de força e se tocar seu centro, você gira o seu centro para que ele não afete o seu centro de massa. E então, quando o adversário parar, você anda em torno dele até encontrar uma abertura. É basicamente um relógio de 8 passos em torno de um ponto central. Que se prestava muito bem para a dobra de ar. É parte do nosso currículo que meu professor ensinou-nos – mudança de palmas de bagua. Naquele momento em particular, eu estava aprendendo. Eu não posso dizer que eu era um representante muito bom. Meu primeiro ponto é Shaolin do Norte. Não tenho a pretensão de ser um especialista. Eu apenas treino, treino, treino.

GC: Então, agora com Korra, vamos ver novos estilos? Eu vi um clipe que vazou que tinha dobragem de metais.

K: De fato veremos. Mac Danzig e Jeremy Umphries são caras de MMA. Mike se tornou um grande fã do UFC e de lutas de MMA, o que influenciou para o pro bending* na série. É mais ou menos um octógono. Ela se presta a algumas coisas muito divertidas. Então eles trouxeram dois homens jovens que fazem acrobacias aéreas de artes marciais. Eu acho que eles chamam de "enganar". Steve Terada e Jake Huang são os seus nomes. Eles estavam fazendo algumas técnicas aéreas realmente fantásticas, girando seu centro. É uma coisa que eu fiz quando eu tinha 18 anos. No caso de as pessoas se perguntarem, eu tenho 53 agora. Shaolin do Norte prestou-se a minha longevidade. Eu ainda sou flexível. Eu ainda estou móvel. Muitos sistemas não se prestam a isso. Quero dizer, há quantos lutadores velhos tailandeses de Muay você vê por aí? Ajudou como uma perseguição ao longo da vida de adaptação do meu organismo através dos tempos. Eu já venci vários tipos de deficiência. Mas estou me desviando novamente da pergunta.


Dobragem de metais. Sim. Interessante, que você diria isso. Dobragem de metais é uma consequência da Toph. Na verdade, a filha da Toph é a chefe da polícia que dobra metais. O estilo da Toph foi tirado do meu querido amigo Sifu Manuel Rodriguez, do Gar Chu sistema do louva-deus do Sul. É engraçado porque ele é um cara muito grande, então eles queriam alguém menor para fazer os movimentos da Toph - para demonstrar a referência para ele. E então eles trouxeram seu filho, Scott A. Logan - ele não foi creditado na série. Mas foi seu filho, que demonstrou como diferentes energias se manifestavam na personagem da Toph. Então, a polícia utiliza técnicas de dobra de metal como referência. Mas eles fazem como uma espécie de  equipe da SWAT, então eu, na verdade, coreografadas algumas técnicas básicas que aprendi quando eu estava no exército em termos de fogo, alcance e cobertura de setores e vetorização desse tipo de coisa. Nós fizemos algumas coisas divertidas com as dobras de metais da polícia. A maneira como eles pousam de uma queda é única e legal, quase misteriosa. Estou ansioso para te dizer. Algumas das lutas são inesperadas e incíveis. Assim, a dobragem de metais é uma consequência de todo esse tempo. É Chu Gar basico misturado com algumas modernas técnicas militares.

GC: Vamos esperar por isso.

K: Azula tiramos do sistema chaquan. Para o raio de fogo eu usei alguns dos movimentos de Shaolin forma número dois - dragão dispara seus bigodes. Quando Ozai tentou matar Zuko, foi a técnica de Shaolin número 2.

GC: Eu nunca encaixei tudo isso antes, mas eu posso ver totalmente o que você está falando. Como poderíamos comparar a coreografia para animações com a de filmes. 

K: Eu coreografei filmes e isso é um processo muito interessante que, no final, depende de seus atores e seus dublês. O ator recebe o direito de bater; sua equipe de dublês vende os golpes. Enquando a animação, é apenas uma experiência muito legal. Eu amo filmes de kung fu. Eu sou um grande fã de Jackie Chan e Jet Li. Gordon Liu. Todos esses filmes antigos. Eu amei SHAOLIN VS. Wudang e SUPER CINCO LUTADORES, todos esses filmes muito legais antigos que me encheu de tanta paixão por artes marciais.  E, é claro que, Bruce Lee. Quando se trata de animação, você tem controle absoluto de tudo. Portanto, é perfeitamente detalhado. Queríamos enfatizar com a dobra que havia um processo. Ela veio de algum lugar e foi para algum lugar, como os gongs e qigongs. As coisas começam a partir de sua respiração - a abertura e o fechamento do centro. Para os animadores, eles descobriram que era muito difícil animar a respiração de alguém. Pequenas coisas que nós devemos admitir. Mas, como homem de combustão, que quase não se mexeu e explodia alguma coisa. Isso foi muito legal, porque eu tive a chance de fazer coisas de respiração das quais falava.


 Quando coreografo um espetáculo, é um processo de equipe. Eles vão vir para cima com uma dobra especial, e depois eu vou lançar uma série de movimentos que eu acho que seria bom para a manifestação de determinado tipo de dobra. Como se há uma técnica de dobra de terra e chama pedaços de terra para chegar em um ângulo, nós faríamos algo como uma perna em posição arqueiro. Nós criamos um movimento específico que coincida. Houve alguns shows que tentaram fazer tipo artes marciais mágicas, mas acho que os movimentos não conincidiam com os efeitos. Ao longo da série, como quando tivemos Toph lutando contra os grandes personagens da WWF e toda sua bravata - uma menina pequenina cega estava ganhando. Foi tão legal usar movimentos do louva-deu do sul, as formas de mão e outros enfeites. Você podia ver totalmente o movimento e a manifestação. Em termos reais, kung fu, há o movimento e a intenção por trás do movimento e então a energia se manifesta quando afeta o oponente.

GC: Certo. Há um outro nível energético para o kung fu que é muito original para cada estilo.

K: Certo. Nós realmente fomos a fundo nisso no show.

GC: Haverá mais tradicionais armas chinesas? Eu adorei ver as foices de tigre e as facas borboleta no AVATAR.




K: Você não vai ver muito, mas é possível. Há um monte de surpresas legais. O show é sobre a auto-confiança, respeito a auto-capacitação, amizade, disciplina, - alguns dos valores fundamentais que tivemos a chance de trazer transversalmente em AVATAR. Eu acho que incute nas crianças particularmente que você pode aprender qualquer coisa através de uma série de princípios fundamentais. E então, quando esses princípios são refinados, você pode levar isso pra qualquer lugar. A maioria das pessoas estão sentadas à espera de um almoço grátis. A ideia principal é que se você fizer a quantidade adequada de trabalho, você pode fazer qualquer coisa. Pode ser qualquer um. Eu acho que é uma poderosa mensagem que o show passa.
E então a arte é fantástica. Há uma equipe tão incrível de ultra talentosas pessoas que estão fazendo isso. Nós temos 26 episódios encomendados até agora. Os fãs não ficarão desapontados. A comunidade de kung fu não irá se decepcionar. Haverá algumas únicas – tecnologia steampunk. É o momento do primeiro motor de combustão interna. Eletricidade é novidade. Teremos coisas legais com eletricidade.
Cara, eu tenho que ser cuidadoso com o que eu posso dizer, pois eu não quero estragar para os fãs. Oficialmente, a lenda de Korra traz o mundo de Avatar para um tempo mais moderno. A série segue o novo Avatar. Ela tem 17 anos. É uma garota rebelde obstinada. Ela desafia constantemente a tradição em sua busca para se tornar o Avatar. Eu acho que, no final, a tradição de completa.
Se você gostou do avatar, você vai adorar Korra. Isso é tudo que eu posso lhe dizer.
-------------------------------------
*Nota do Tradutor: "pro bending", na série existem dobradores profissionais, que utilizam a arte para lutas.

A entrevista termina aí. Quem ficou curioso para assistir o novo Avatar, pode ser encontrado pra baixar os torrents com legendas nesse site: The Legend of Korra.

Veja um vídeo:

Um comentário:

Saylo disse...

Valeu pela tradução Fernando! Muito boa essa entrevista, cara!!!