terça-feira, 1 de maio de 2012

Quem é Yi Long?


Este homem na foto se apresenta como Yi Long, um monge shaolin que tem aparecido nos ringues. Alguns dizem que ele não é monge, apesar dele estar utilizando a alcunha. Sua figura ganhou notoriedade na China após lutar e perder contra um praticante de Muay Thay, o lutador Adrienne Grotte.

Em 14 de dezembro, um porta-voz do Templo Shaolin afirmou através de seu micro-blog: "Yi Long, que foi anunciado como o Nº 1 Monge de Kung Fu Shaolin, não é nem um monge Kung Fu do templo de Shaolin, nem poderia ser chamado como o Nº 1 Shaolin Kung Fu monge". Ele também disse aos jornalistas que todos os monges de Shaolin podem ser identificado em seu site oficial, de acordo com o Henan Commercial News.

Um programa de lutas de Kung Fu chamado "Wu Lin Feng" em chinês (não tenho a menor idéia do que significa, se alguem souber comente), que passa na província de Henan na China, foi até Las Vegas, onde aconteceu a luta principal entre o tal monge shaolin Yi Long e um policial americano, Adrien Grotte. Isso em novemembro de 2010.

Antes, parecia que a luta seria cancelada, pois, aparentemente, ninguém ousava desafiar o monge artista marcial nº1, até que o referido policial aceitou o desafio.

Antes da luta, a grande maioria acreditava que Yi Long venceria. No entanto, aos 44 segundos do segundo round ele perdeu para Grotte.

A filmagem da luta, como quase tudo hoje em dia, foi parar na internet, contendo os seguints dizeres: "Policial americano nocauteia artista marcial nº 1".

Aí, meu amigo, a casa caiu. Chines, povo orgulhoso, principalmente de sua cultura "kungfuniana". Os internautas chineses começaram a se perguntar se o Kung Fu Shaolin estava morrendo e se era fraco.

Alguns disseram "não deixem esses monges Shaolins envergonharem a China", levantando questões sobre a credibilidade do Kung Fu Shaolin e da veracidade do monge bonzão.

Apesar de todos os boatos, uma pessoa responsável pelo Tempo Shaolin publicou em seu blog, no dia 24 de dezembro de 2010, que Yi Long, com certeza não era um monge Shaolin. A mesma pessoa disse que era difícil dizer se Yi Long é um discipulo seculas do Templo Shaolin devido ao fácil procedimento para se tornar um membro e do número grande de discípulos.

Discípulos seculares do Templo Shaolin são meros alunos que não chegam a se tornar monges, mas treinam com eles, recebendo ensinamentos.

Eu pesquisei e não encontrei muita coisa sobre o Yi Long. A comunidade Shaolin pode estar dizendo a verdade, ou encobrindo alguma coisa, diante do problema levantado com a perda na luta.

Bem, vejamos o vídeo para tirar nossas próprias conclusões. Aviso logo que pode adiantar para o minuto 05:50, que é quando começa a luta, antes disso é so lorota e informações.


Nos primeiros segundos, o chinês apresenta duas técnicas muito comuns no sanda para derrubar o americano duas vezes. E começamos a achar que essa luta será fácil para Yi Long. Todavia, ele perde o rumo da luta e seus golpes não parecem surtir efeito, passando, por sua vez, a levar alguns socos.

No segundo round, Yi Long chega mais ativo, mas com pouca eficiência e acaba beijando a lona depois de um soco bem dado.

Qiao Fengjie, um professor da Universidade de Henan, teve um raciocínio mais lógico diante da problemática que crescia, afirmando que não fazia sentido fazer conexões entre um erro pessoal do lutador com o levante ou declínio das artes marciais chinesas.

Pensamento totalmente razoável, haja vista que quando temos dois lutadores de estilos distintos, o que está na balança não é propriamente o estilo, mas o atleta em si. Não podemos dizer que uma arte marcial é melhor que a outra, não apenas por questões éticas, que devem permear toda arte marcial, mas, principalmente, devido ao fator humano que apresenta inúmeras variáveis.

É comum encontrar vídeos no Youtube dizendo "Karatê vs Kung Fu", "Judô vs Jiu-Jitsu", e por aí vai... Grande besteira... Sempre que João lutar contra José, será uma luta de João contra José.

Professor Qiao acredita que, atualmente as artes marciais estão divididas em dois grupos. Um que é competitivo, cheio de regras e o outro é a arte marcial tradicional chinesa. A artes marciais para competição mudaram essencialmente, apesar de ainda guardarem alguma relação com as artes tradicionais.

Ora, meus caros, as Artes Marciais, em sua essência, não são para competição, esporte, ou coisa do gênero. São de fato uma arte MARCIAL, isto é, para guerra. A finalidade é aniquilar o seu oponente. Claro, que através do tempo, e a influências filosóficas e culturais, o termo passou a abranger muito mais que vencer o oponente, mas vencer a si mesmo, melhorar a qualidade de vida, competir, ganhar dinheiro, etc...

Qiao também defende que um verdadeiro mestre jamais iria a público para competições, que a arte marcial chinesa consiste em um auto treinamento contra a solidão.

Acredito que o simples fato de Yi Long estar em um ringue lutando, por si só, demonstra que ele não é um monge Shaolin.

Depois desta luta Yi Long lutou contra Brad Riddell e mostrou um desempenho muito melhor, um ano depois, em novembro de 2011:


Yin apresentou socos mais fortes, e maior resistência para levar porrada, como seria um verdadeiro Shaolin, não demonstrando dor. Na verdade, esta luta deveria ter sido contra Adrienne Grotte, mas este se feriu em luta e Brad Riddel tomou seu lugar.

Ainda devemos ouvir muito desta figura controvertida.



49 comentários:

Anônimo disse...

Concordo que Yi Long seja uma figura controvertida (talvez seja louco),
Mas é inegável que ele sabe kung fu, e é notável que alguém assim tenha vindo do anonimato.
Com relação ao Knockout, bom isso acontece, sempre que se leva um golpe existe essa chance. Ele estava vencendo a luta, da mesma forma que o Lyoto estava vencendo do Jon Jones e que o Cung Le estava vencendo do Wanderlei Silva.
Eu acho que ele tem que treinar e voltar mais preparado. e seguir carreira ganhando e perdendo, como todo bom lutador humano.

Mainar disse...

Primeiro: teu blog eh muito bom. Parabéns pela matéria;
segundo:
Esse cara eh muito bom! o tal "falso" monge!
espero que ele não seja monge mesmo, pois odiei ver ele perder(pois pratico o Shaolin Norte! eheheheeh);
Fiquei abismado com a derrota, mas uma coisa eh certa : a superioridade de Yi-long eh evidente(técnica), e mais : o êxito dos sistemas tradicionais ficam evidentes com a atuação de Yi-long!
Pena que ele perdeu! Já sou fã do tal maluco!

Anônimo disse...

Sinceramente, apesar de ter muita técnica ele não conseguiu derrotar um lutador mediocre. Derrubar o adversário duas vezes não serviu de nada, pois a luta interrompe e o cara levanta de novo. Minha opinião é que o kung fu tradicional não funciona em um ringue, pois não é treinado pra isso. Em defesa do Yi Long dá pra dizer que ele é bem jovem e pegando experiência ele ainda pode evoluir muito.

Anônimo disse...

Se fosse no K1 esse monge iria ser aniquilado. Só luta de guarda aberta. Essa geração que cresceu assistindo aos filmes do Bruce lee são muito fora da realidade. Nos treinos e em filmes os caras fazem uns golpes lindos e mágico. Na hora da porradaria é tudo diferente, vira um show de socos e chutes que em nada lembra os golpes bonitos e plásticos que todo mundo está acostumado a ver. ACORDEM kung-fu é um esporte tal como tai chi chuan somente para exercitar o corpo e a mente. Pra sair na porrada é ineficás.

Anônimo disse...

Em primeiro lugar quero parabenizar a matéria e os bons comentário. Independente de o sr Yi long ser moge ou não é bem claro na luta que ele tem uma postura de combate bem ao estilo do k1, diferente do estilo tradicional dos monges shaolin, e de fato , nada impede de ele ter se adaptado a outro estilo de luta.

Unknown disse...

Billy,
Monge ou não la vou eu!!!!
Eu acredito que Yi Long é uma otima figura de divulgação do bom e velho Kung Fu.
Ele defende o estilo e ainda consegue vencer outros lutadores de outra modalidades, isto significa que ele é um bom lutador.
Suas técnicas são exatamente como eu esperava de um lutador de Kung Fu tradicional que se adapta ao estilo de luta que será feito e de acordo com as regras.
Ganhar e perder faz parte da vida de qualquer lutador de verdade, não existe lutador invencível.
Gosto de caras assim como o Lioto no MMA e liu hailong no Sandá e agora o YI long.

Unknown disse...

O marqueting visual e mais do que apenas vestir uma roupa ou vencer uma luta.
Os mais aptos fazem as duas coisas ao mesmo tempo ganhando lutas e fãs, alias os fãs são quem move o dinheiro então um lutador famoso(pelos estilo ou personalidade) vende mais e aparece mais na midia que outros, isto e apenas estrategia para ganhar mais dinheiro com seu trabalho, seja ele uma jornal ou uma luta de verdade.
Monge ou não esse cara esta fazendo o que todos os lutadores do MMA foram ensinados a fazer nas suas vidas "SEREM ESTRELAS". Isso e vendável e rende muito, logo, terá maior aceitação do mercado consumidor.
Bem, esta e minha opinião sobre a atuação do nosso querido "Monge Lutador", que na minha opinião não envergonha a china de forma alguma.

Anônimo disse...

Ele NÃO é um Shaolin.É extremamente LENTO, tem queixo de vidro e não dá uma sequência de golpes vencedores além de eventualmente QUICAR.Um bom secular não quicaria.Vi três lutas dele.Ele é apenas um aluno razoável de KungFu, não mais que isso.Um Shaolin JAMAIS perde a forma, mesmo apanhando.E a camisa de ferro dele tá cheia de buracos... vou explicar para um leigo: Se um dia você ver um monge lutando repare em duas coisas:forma e velocidade.Eu consigo ver os movimentos dele em TODAS as lutas.Há algumas raras demostrações de combates entre Shaolins na Web.Não vou falar mais nada.Veja e compare com o estilo dele.

Bom blog. Um grande abraço.

Renato disse...

Monges nao sentem dor ,,,https://www.youtube.com/watch?v=aQjieMZkAqE,

Anônimo disse...

muito legal e bem escrito, gostei, porem o fundo preto com letras brancas é uma desgraça pra ler cara;

Unknown disse...

Boa matéria. Acredito da seguinte forma:
A apresentação desse "Monge" Foi de certa forma bom para desmistificar a figura do monge como um super humano capaz de de aniquilar todos com um só golpe. Eu pratico arte marcial a algum tempo e como experiência já passei por momentos que partiram da ilusão fictícia para a "realidade". e nisso percebemos que a arte marcial não tem uma técnica magica que vai ter deixar forte e sim um método que vai te ensinar a ser um lutador ou uma pessoa que apenas deseja qualidade de vida.
Acredito mais ainda que ele mesmo deve ter tirado a conclusão que o próprio não é invencível e com experiência ele pode evoluir com seus próprios erros. Eu o considero um bom lutador pois ele continua lutando e a cada dia aprimorando mais seu Kung fu, Sanda ou que seja.Pois a arte marcial que ensina bons valores vai mostrar que na vida vai existir diversos obstáculos e o que vai ter fazer vencedor sera a sua persistência em continuar o caminho.

Anônimo disse...

Teve um idiota ali que falou q o monge tem queixo de vidro, só pode ser um zé ruela mesmo que não tem a minima noção de luta, procura outro video dele fazendo a mesma coisa(dando a cara pra bater), o cara bateu até cansar e ele não caiu, dessa vez só errou a tecnica. Sou "fan" do cara e não gostei muito das asneiras escritas no começo da matéria, até pq o cara é muito bom e acho que quem escreveu aquilo não tinha muito conhecimento sobre Yi Long.

Anônimo disse...

O "monge" é bom rapaz http://www.youtube.com/watch?v=0qMpra0d2X0

Anônimo disse...

Buakaw Por. Pramuk esta se tornando uma lenda do Muay Thai Tailandes, a qual é a sua nacionalidade. E se descobrissemos que ele nao nasceu na Tailandia? No que isso impactaria no desempenho e carreira do mesmo? Seria somente mais uma informação. E como sempre, alguns gostariam, outros não, e outros nem se importariam. Yi long possui dominio no Kung Fu. Isso e evidente. Perder e ganhar faz parte de qualquer batalha. No you tube ha inumeros videos de varias lutas vencidas por ele. Se ele e monge shaolin ou nao, isso é problema pessoal dele. Os especuladores sobre defasagem da arte marcial chinesa, somente intrigaram isto mediante a perda da luta contra Adrienne. Mas, conseguinte Yi long provou que o Kung Fu é superior. Nao, descartando as outras artes, pois, como amigo disse no inicio "depende tbm do atleta". Yi long, sou teu fã.

sd gerson disse...

Wu Lin Feng 武林风
significa

estilo de artes marciais

Anônimo disse...

me pare que tem queixo de vidro sim. é só ver a luta em que perde para o muay thai de josh pickthall ...

Unknown disse...

Cara, não é querer ferir ninguem por dentro, mas é piada isso dai né? O cara não tem a minima condição, solta golpe a la loca e a coisa mais óbvia do mundo era que ia tomar um over hand e deitar. Não me venham com essa de "... ah, o estilo é mortal, invulneravel, te ganha só no olhar, mas eu não posso/devo mostrar em público..." é o que isso? Kung Fu do Tímido? Se o cara for lutar isso daí, sem base, sem guarda, sem variação no boxe, é melhor ter o "Golpe da Palma Nuclear" pq senão é lona. Muay Thay holandês e Karatê Kyokushin é que servem pra base de luta de k1 e assemelhados, e não sou eu que to falando, são os resultados históricos do K1. E quanto a arte marcial, perai né ninguem mais guerra a cavalo, lança, espada ou troca de soco .... o treco é ultrapassado e pronto.

Rafael disse...

Realmente o Kung Fu não é para ringues, pois para o Kung Fu não tem limitações para golpes. Bruce Lee falava sobre isso, no Kung Fu se vc estiver em um clinch, pise no pé do oponente (até aí pode), se assim não surtir efeito e não tiver escapatória...morda seu oponente..."Be Water my friend" - bruce Lee

joão disse...

a alguns anônimos idiotas, o Lưu Nhất Long (Yi Long) só perdeu duas vezes em toda a carreira dele. "kung fu não presta para ringue", isto de fato não é uma afirmação correta, pois como já abordei yi long só perdeu duas VEZES sendo uma por fazer "graça" e outra para o grotte, contudo, em 2014 yi long venceu grotte.

Anônimo disse...

ele venceu a revanche no inicio desse ano de 2014 contra o policial americano humilhando e nocauteando no primeiro round. yi long é foda poha !


https://www.youtube.com/watch?v=ypBpR9dFybY

Anônimo disse...

o cara é realmente um bom lutador, provou isso nas lutas! quem disse que ele é mediano, provavelmente não entende muito de luta

Anônimo disse...

na luta de 18 jan de 2014, provou que não é shaolin. é um "monge" chorão

Anônimo disse...

nada a ver isso cara, em jan de 2014 ele enfrentou esse americano em uma revanche e venceu ele.
vc falou menosprezando a china e o lutador

Anônimo disse...

Ele teve outra luta com esse policial Adriene Grotte, venceu e ainda ganhou o cinturão. Pra ganhar um cinturão tem que superar todos os outros lutadores. Os golpes rapidos que alguem comento nao aparece mesmo porque ele nao esta lutando com o ar como fazem nois templos, diante dele tambem tem um lutador que nao é mediocre como alguem comento, ele luta muay thai e nao briga de rua.
Fiquei Fã de Yi Long, é durão, humilde e muito bom lutador.

Unknown disse...

Na verdade dizer q uma luta e melhor q a outra e falta d conhecimento e respeito ... quem faz o resultado sao os atletas ... hoje todos mesclam e qualquer um que queira levar uma nodalidade nua e crua pros ringues nao ira longe ... e preciso absorver o q e bom e tirar o q e ruim ... mesclar ... MMA... pratico M. Thai mas respeito sim Kung Fu ... tem pessoas q acham q k. fu e so garra de animais , aquilo de garras e movimentos whushu sao mais pela cultura e o folclore chines do q luta ... mas eles tem uma grande variedades de golpes exelentes com pegada velocidade forca e precisao ... um grande leque de chutes otimos coices rodados ... e isso misturado com outras modalidades q a completem ficaria tao eficiente quanto o M. Thai quando tbm misturado , nao se iludam e tirem conclusoes p causa de filmes chineses ... eles amam e adoram mostrar sua cultura assim como nos ... mas na pratica , no ring Kung Fu nao tem essa de garrinha de bicho ... e soco e chute na cara como qualquer luta q tenha competicao ...

Unknown disse...

O cara e bom ... surpreendeu varios lutadores principalmente de Muay Thai com as tecnicas de Kung Fu ... ele soube usalas e adaptalas para lutar com aqueles lutadores , e um cara inteligente o atleta Yi Long , ele estudou os oponentes ... MAS!!! pra MMA , precisa de chão c não não da mesmo ... ele nao precisa nem pegar um cara q saiba Jiu p quebrar ele ... e so ele encontrar um cara q troca melhor e ele ja era pq não tera o que fazer pq ele e muito limitado , ele usa uma modalidade so , nua e crua e nada mais , e isso não vai longe em campeonatos de MMA , nenhum lutador duraria muito usando so o Kung Fu , ou so o Karate , ou so o Muay Thai e ate mesmo so o Jiu , os Graces comecaram a cair quando os lutadores começaram a mesclar lutas mais e mais ... ... ele , assim como qualquer atleta de qualquer modalidade tem que aumentar muito o leque de opções para participar de campeonatos de MMA ...agora c ele aprender um Jiu Jitsu ... ai ficaria legal , deu pra ver q ele saberia como juntar o Jiu com seu estilo de luta ...

Unknown disse...

O cara e bom ... surpreendeu varios lutadores principalmente de Muay Thai com as tecnicas de Kung Fu ... ele soube usalas e adaptalas para lutar com aqueles lutadores , e um cara inteligente o atleta Yi Long , ele estudou os oponentes ... MAS!!! pra MMA , precisa de chão c não não da mesmo ... ele nao precisa nem pegar um cara q saiba Jiu p quebrar ele ... e so ele encontrar um cara q troca melhor e ele ja era pq não tera o que fazer pq ele e muito limitado , ele usa uma modalidade so , nua e crua e nada mais , e isso não vai longe em campeonatos de MMA , nenhum lutador duraria muito usando so o Kung Fu , ou so o Karate , ou so o Muay Thai e ate mesmo so o Jiu , os Graces comecaram a cair quando os lutadores começaram a mesclar lutas mais e mais ... ... ele , assim como qualquer atleta de qualquer modalidade tem que aumentar muito o leque de opções para participar de campeonatos de MMA ...agora c ele aprender um Jiu Jitsu ... ai ficaria legal , deu pra ver q ele saberia como juntar o Jiu com seu estilo de luta ...

Anônimo disse...

Vale ressaltar que como dito no post, kung fu é uma arte marcial, feita para guerra, combate real. Para uso do kung fu nos eventos atuais de artes mistas certamente é necessária uma reorganização do que se aplicar e quando, pois tanto MMA como todos os outros combates esportivos de hoje nada mais são que jogos com regras e situações especificas. Mais certamente em meio a um combate real prefiro ter reflexos e mobilidade afiados como os de Yi a simples capacidade de levantar uma guarda, que pode me ferra c o kara tiver uma faca por exemplo. O que vi foi que mesmo perdendo Yi entende melhor a cinética de uma luta, tanto que consegue ate improvisar em certas situações...diferente de certos pugilista que se resumem uma simples sequencia só por ser a mais eficaz no seu esporte. Agora descordando do post... antigamente quando nos eventos de lutas de estilos livres cada um defendia certo estilo, podia-se ver que certos estilos prevaleciam como jiu jitsu no começo do UFC e o kung fu em diversas situações durante a historia... tem relatos de mestres de kung fu derrotando pugilista muito maiores durante a época em que a china era "dominada" pela Inglaterra. Hoje em dia que todos os lutadores de cada evento treinam praticamente os mesmos estilos que vai ficar entre quem é o melhor atleta

Anônimo disse...

sem duvida que ele é um grade lutador e quem disser o contrario percebe menos disto k eu e eu não percebo nada XD, mas á pouco tempo vi um documentário sobre o tempo de shaolin e duvido que ele seja monge, muito menos o Nº1 do tempo... no templo de shaolin existem dois tipos de alunos, os alunos seculares e os monges propriamente ditos, monges esses que são escolhidos de entre os melhores alunos seculares pela sua dedicação, técnica, poderio físico, espiritualidade e devoção ao budismo, e só esses poucos são treinados para se tornarem em verdadeiros monges guerreiros de Shaolin... duvido muito que um monge alguma vez fosse lutar em competições.
quando muito ele foi um aluno secular que acabou os seus estudos e veio cá para fora ganhar a vida.
já vi vários vídeos dele na net a derrotar adversários de vários estilos diferentes e só perdeu 2 vezes imaginem lá o que faria um verdadeiro monge que está muitos degraus acima de um mero aluno...pensem nisso ; )

Unknown disse...

Creio que Monge ele não é.
Nomear-se assim deve ser seu marketing, competência ele tem, muito bom lutador, vemos que ele utilizar muito a cabeça, que em alguns minutos de pesquisa no youtube vemos alunos treinar.

Achei esse video, creio que ele tem uma variação maior do Kung fu Shaolin.

https://www.youtube.com/watch?v=xMQqSM1nYgE

Unknown disse...

PARABÉNS PELO ESPAÇO DE DISCUSSÃO. ACOMPANHO ESTE MENCIONADO LUTADOR, APESAR DA DERROTA É NOTÓRIO A SUPERIORIDADE TÉCNICA DO MESMO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS OBJETIVOS DAS ARTES MARCIAIS NA SUA ESSÊNCIA, TIRANDO OS ACESSÓRIOS DE PROTEÇÃO E AS REGRAS, ANALISANDO A LUTA É POSSÍVEL PRESUMIR QUE O CHINES VENCERIA A LUTA FÁCIL. ENTÃO CONCLUO QUE ESSA DERROTA FOI SÓ UMA QUESTÃO DE AMBIENTAÇÃO NO TEATRO DA LUTA.

Leone disse...

O lutador é bom sim, dizer que ele é ruim e lento, é inveja mesmo. Ninguém é invicto, todavia ele mostrou que tem garra e coragem e dedicação. E sim, eu torci por ele, infelizmente foi derrotado, porém isto não é fracasso, é experiência para a próxima luta.

Anônimo disse...

Ele teve outra derrota, quando deixou um lutador de Muay Thai atingir ele abertamente. Tipo, ele abriu os braços e permitiu que seu oponente desferice vários golpes em seus rosto, bom, um desses foi bem dado e ele beijou a lona. Isso é burrice, seu fosse lutador de MMA ou de qualquer outra arte, sempre entraria pra acabar a luta o mais breve possível. Alá Ronda Rousey!

Anônimo disse...

Mts dizen q luta algum tipo de arte marcial.mas nao tem um pingo de honra.chinga etc..pra mim o jovem y long nao é um monge. Pq um monge nao perde sua dignidade e nem a beleza em seus golpes.tem momentos q y long da chutes fora do padrao de beleza.monge tem perf
eiçao em tds seus golpes.ele nao tem isso.mas ele é um bom lutador com td certeza
os movimentos de um monge é reconhecido em qualquer lugar.e esse pessoal ai mair pra cima.deveria ter um pouco mais de respeito com os outros.boca mto suja.gosto mto de kung fu tbm.mas a teoria q diseram de bruce lee nao acho legal. Tem honra morde seu oponente,pisa,guspi.a primeira coíza q um lutador independentemente de qualquer estilo deve ter é HONRA.mto obgd.

Anônimo disse...

Nada vê cara, na vida tanto se ganha como se perde, falar que o cara tem queixo de vidro é asneira sua, até por que em outras lutas ele deu a cara para o adversário socar e não caiu, se for contar assim o Anderson Silva tem canela de vidro também, um forte abraço

Anônimo disse...

Muito bom todo este conteúdo e discussão.
Fui estudante e praticante de uma escola chinesa (não interessa referir qual) durante 16 anos, competi em vários torneios e campeonatos na Europa e Ásia, da minha parca experiência e visão sobre o tema é que, o que se vê na TV pouco tem a ver com a tradição, pese embora persista uma certa ideia romanceada sobre os lutadores da antiguidade como uns rufias que andavam em permanente desafio lutando contra tudo e todos. Não basta ter condição física para entrar nos torneios tradicionais, a seleção de atletas é muito exigente e rigorosa ao nível técnico, além disso, as regras têm em primeiro lugar a premissa da proteção ao atleta - é impensável assistir ao grau de violência como se vê no UFC ou MMA...mas há muitos mais KO'S em wushu ou kuoshu - que pode fazer no mesmo dia 3 ou 4 combates e no segundo dia outros tantos, o que é fantástico e um espectáculo sem igual.
Afirmar que A é melhor que B, ou que o sistema X é melhor que o Y, é apenas um reflexo da falta de arte marcial, se duvidarem perguntem a um oficial do exército/marinha/forçaaérea se a companhia dele é melhor que qualquer outra. Naturalmente existem bases originárias que fundaram certos códigos e que depois se expandiram em outros ramos, mesclando-se com outras culturas e suas necessidades, vícios e virtudes.

Sobre o alegado monge, apresenta muitos movimentos típicos das escolas do sul e do norte - o sistema híbrido, o mais completo...quem sabe de kung fu já percebeu do que estou a falar - , aquilo não lhe saiu num bolinho chinês nem foi aprendido em vídeo, se ele é bom ou não, não sei, mas se eu tivesse menos 20 anos de idade não lhe negava uma peladinha para tirar o pó das luvas :-)

Abcs

EVCarvalho disse...

No vídeo que ele perde para o policial um golpe pega na cabeça, mas o golpe seguinte que leva ele a lona parece que pega no peito. Assistindo na velocidade 0.25.

allan marques disse...

o cara ali falou que yi long seria aniquilado na k1 porque luta com guarda mais aberta falou geral bruce lee primeiro aposto que pratica jiu jitsu
tem raiva porque bruce lee e o melhor lutador de todos os tempos e o greace não.não sou quem fala isso sim todos outros lutadores
muitos lutadores lutam com guarda mais aberta ate mesmo a lenda da k1 peter aerts mike bernardo jerome le banner todos esse lutadores usavam guarda mais aberta mesmo são lendas
acho que yi long tem chance de participar da k1 até ser campeão

Anônimo disse...

Vc q acabou de falar tanta burrice é besteiras é q não sabe d nada!Numa briga d verdade na rua,no mundo dos assassinatos,onde vale Tudo,de verdade,furar os olhos,as traqueias(garganta)chutar as bolas(o saco até quebrar os testículos,morder até arrancar pedaços,o Kung fu seria mil vezes mais eficaz do q essas lutas cheias de regras e agarra agarra.Ate parece q um maluco vai ficar vendo um idiota agarrar seu amigo,e ficar assistindo...ele vai meter a porrada no cara ou uma paulada na cabeça dele.Pra mim é a pior idiotice do mundo agarrar alguém numa briga de verdade,coisa de otário Doido!

Anônimo disse...

Só colocar no youtube e ver as lutas atuais, yi long ta passando o rodo em todo mundo, e ganhou a revanche com Buakaw ( achei que empate seria mais justo).
Ele esta ganhando de lutadores renomados, enfim ele esta sendo um dos top's em sua categoria.

Anônimo disse...

QUAL A IDADE DO YI LONG?

Unknown disse...

Então evoluiu muito pois além de muitas vitorias ultimamnente perdeu por pontos para Buakwan simplesmente o maio lutador de Muay thai dos ultimos tempos.
https://www.youtube.com/watch?v=xsVakZ4IrTA

marinhabrasileira disse...

Yi long deixou ele vencer ficou parado acho que ja estava cansado de vencer>>>>>

Unknown disse...

Cara vc só pode ser uns desses mestres dementes q tem por ai , q nada sabe sobre combate ! Esse Shaolin é monstro cara !!!

Gabriel Braddock disse...

Pra mim luta de vdd é boxe, jiu, Thai e Grappling; o resto é dança. Chegou um cara que fazia Hapkido lá na academia, apanhou igual a um gambá no saco.

Anônimo disse...

Ele treina kung fu como autodidata, ou seja, aprendeu sozinho, não frequentou o templo e isso foi até oficializado pelo governo Chinês, assistir a um monge de verdade lutando nunca irá acontecer.
Passei um mes no templo shaolin com um amigo da Russia, esses monges fazem coisas que foge da natureza humana, fisicamente magros mas com força de um boi, mas também o horario de treino deles (diferente de nós turistas, visitantes, estrangeiros) 16 horas por dia (o nosso era 6 -8h e o treino era beeem mais leve rs), ficamos um mes mas parecia que se passaram anos, esses monges treinam desde a infância sem parar, todo dia, sem descanso, sem corpo mole, mas lutar em algum evento é extremamente proibido, qualquer pergunta desse tipo lá dentro é uma sopa de climão. Aqui no Brasil talvez Wing chun até tenha alguns mestres bons (vá no Garra, Goe, batalhao de Choque, tropa de elite e etc, e procure por policiais que ensinam lá, é o unico kung fu ensinado no Brasil que boto fé o resto é yoga).
Aqui no Brasil eu treino boxe, muay thai e jiu, pois esse mestre que conheço do wing chun (mestre karlos) está um pouco longe onde moro.
Eu conheci esse mestre assim... fui ao lugar com mais faixa preta por m2 de Sp, fui treinar lá no batalhão de choque, já conhecia um pessoal lá, um amigo fx preta em karate kyokushin, dois professores que competem muay thai, fx preta de jiu tinha uns 5, um outro que treina outro estilo de kung fu, um monte que treina boxe, krav maga, sambo, e eu me senti um marshmallow perto de tantos armarios de musculos e de técnicas, aí que chega o tão temido e falado mestre Karlos (o marketing dele para tanto aluno de nivel tão alto de luta, a maioria faixa preta tinha um motovo, a maioria apanhou dele no desafio) tem um cara muito gente fina que é competidor de muay thai que parece o Bobb Sapp (veja no google), e mestre Karlos um gordinho, não muito alto, sorridente, calmo, de uma simpatia impar....era o cara? E diante de tanto casca grossa não acreditei e também queria testar o nivel do wing chun aqui no Brasil (pois o templo shaolin foi um mês, mas wing chun treinei um tempao) na china, eu sempre treinei outras artes, sempre tive respeito ao fazer combate então esse desafio não seria problema nem desrespeito, e o resultado em resumo, acabando o treino virei discipulo fixo dele, ou seja, não importa qnts mestres eu conheça aqui... wing chun só ele vai me ensinar, só confio nele. Se alguém está lendo sugiro que faça isso, teste seu mestre, ou se puder bote uns casca grossa para lutar com ele, mas claro com respeito, ou veja se algum aluno dele aceita e etc, mas kung fu que o mestre ou aluno não sabe lutar ... fuja! Tem mt picareta ensinando e queimando o kung fu,
Ps: Na China também tem mestre picareta, mas lá tem uma coisa chamada "ti guang" que o pessoal entra e desafia a academia (hj em dia n tem tantos, mas ainda aparecem alguns), aqui no Brasil abre academia com se fosse abrir uma loja de doces.

Unknown disse...

Tem uma galerinha aqui que precisa aprender a observar a realidade, estão falando como se fosse possível qualquer lutador meia boca encarar o Buakaw, aliás, duas lutas inteiras se eu não me engano, tem muitos por aí que inventariam um monte lesão só para não encarar o Buakaw, no entanto o suposto monge foi lá, e encarou a missão. ..duas vezes.kkkkk. .eu acredito que ele ainda está em um processo de adaptação, e no momento que ele alcançar o equilíbrio entre kung fu tradicional e luta para competição ele ainda vai aprontar bastante por aí, é irrelevante ficar discutindo as derrotas, ou de que maneira foi, José Aldo perdeu uma luta de cinturão em menos de 15 segundos, mas e daí?, isso fez dele menos lutador que é?, será que depois disso qualquer um pode subir no ringue e vencer o cara?, esses pensamentos são de moleque empolgado, sem experiência que precisa ralar muito ainda para entender como é a realidade de fato.

Unknown disse...

No Kung Fu,independentemente do estilo, existem as técnicas como os kats, as quais são usadas em demonstrações e em específicos filmes e eventos... nos campeonatos de Kung Fu combate é totalmente diferente, vai ser muito difícil usar alguma técnica dessas em luta, mas não é impossível!!
Sou praticante da arte marcial Kung Fu Garra de águia!
É só observa um exemplo de uma luta de Bruce lee com seu aluno!
Também e bom deixar claro, que o estilo de lutar de Bruce lee era único nos filmes, diferente do estilo de luta de Jack Chan e jet li, no filme O reino proibido

Unknown disse...

Tem um filme de Jet Li que gosto muito, que é o Cão de Briga, nesse filme ele luta como em combate, mas também usa técnicas com em Kat se eu não estou enganado... como eu disse não é impossível de usar!